gffffffffdffffffffffffffffffffffffffffghhhhhhhhhhhhhhhhhh
SEO — Entenda o que precisa fazer para ter o seu website na primeira página do Google.
Tudo que precisa saber para posicionar o seu site na primeira página da Google a aumentar as suas vendas de forma orgânica.
4 julho, 2022 por
SEO — Entenda o que precisa fazer para ter o seu website na primeira página do Google.
Jeovany Negocio
| Nenhum comentário ainda

Será que vale a pena você investir tempo e dinheiro no desenvolvimento do seu website e no final de tudo não conseguir fazer com que ele seja visto pelos utilizadores?

Segundo o smiliarweb o Google tem mais de 80 bilhões de visitas, e outros sites apontam que diariamente o Google recebe mais de 5 bilhões de requisições.

Ainda algumas pesquisas apontam que 97% dos websites não aparecem na primeira página do Google e que 84% dos cliques nos resultados do Google são orgânicos. Ou seja, apenas poucos sites conseguem estar na primeira página do Google.

Mas como isso acontece?  Otimização de Mecanismo de Pesquisa ou SEO.

SEO é o acrónimo em inglês de "otimização de mecanismos de pesquisa". É um conjunto de estratégias visando potencializar e melhorar o posicionamento de um website nas páginas de resultados orgânicos, geralmente no Google que é o maior motor de pesquisa.

Antes de entrarmos nas principais técnicas de SEO usadas, precisamos entender como o algoritmo do Google funciona para selecionar os conteúdos e colocar no primeiro resultado de pesquisa, pois isso influência diretamente nos seus resultados.

Como o Google funciona?

Em geral, o processo de otimização de mecanismos de pesquisa ou (SEO) se dá com a aplicação de pequenas tencionas aplicadas no seu website e nos conteúdos inseridos nele.

Essas técnicas podem ser pequenas melhorias quando vistas individualmente, mas, se juntar com outras otimizações, o impacto na experiência do utilizador e de resultados da pesquisa orgânica é vantajoso.

No entanto, aqui vai algumas ferramentas que compõe o funcionamento do Google na totalidade:

Índice: o Google armazena todas as páginas da Web conhecidas no índice dele. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página.

Indexar: é quando o Google busca, lê e adiciona uma página ao índice: O Google indexou várias páginas no meu site hoje.

Rastreamento: é o processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios. O Google rastreia a Web, procurando por novas páginas, e faz a indexação delas (quando apropriado).

Rastreador: software automatizado que rastreia (busca) páginas da Web e faz a indexação delas.

Googlebot: nome genérico do rastreador do Google. O Googlebot rastreia a Web constantemente.

Por isso é importante que o seu website esteja indexado para que posteriormente eles sejam bem ranqueadas pelo Google, porque de nada adianta usar essas técnicas de SEO no seu website sem eles estarem indexados. Para saber se o seu site está sendo indexado pelo Google é simples, basta digitar o seu navegador: site:seudominio.org. Saiba mais

A evolução do Algoritmo do Google: O Algoritmo do Google evolui desde a sua fundação (1998), tirei essa timeline na Wikipédia para poder mostrar de forma resumida como o algoritmo tem mudado ao longo dos anos:

Março de 2017: Google decide investir contra as técnicas “black-hat”, então lança o Google Fred. O seu propósito é de penalizar websites que usam títulos sensacionalistas para atrair utilizadores para páginas com anúncios.

Agosto de 2018: "medic update", esta atualização impactou um grande número de websites ligados a área da saúde.

Outubro de 2019: Google Bert passa a utilizar processamento de linguagem natural (PLN), o que irá auxiliar o RankBrain a compreender a linguagem. O objetivo é compreender a intenção do utilizador, para entregar o melhor resultado nas buscas.

Janeiro de 2020: conhecida por atualização da posição 0. Esta mudança está associada ao algoritmo que diz respeito ao conteúdo da posição 0 (conhecido como featured snippets). Saiba mais 

Algo muito interessante sobre como o Google funciona, é o seu algoritmo “PageRank” que tanto se fala nas comunidades SEO. PageRank é um algoritmo utilizado pela  Google para posicionar websites entre os resultados das buscas. Ele mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para essa página.  Vale lembrar que esse não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas ou website na internet, mas é o primeiro utilizado pela Google e o mais conhecido. Saiba mais

Esse algoritmo foi patenteado em 1998 pela Universidade de Stanford, e os direitos de licença foram passados ​​para o Google por 1,8 milhão de ações, que em 2005 valiam US$ 336 milhões.

Exemplo ilustrativo de como o Page Rank funciona:


Como podem observar na imagem acima, a página A tem mais autoridade porque recebeu links de outros sites com o da página B, C e D que por via eles receberam links de outros sites pequenos. Fazendo uma analogia ao marketing digital ou no mercado isso seria uma transferência de autoridade, que acontece quando um especialista uma autoridade te reconhece ou faz-lhe uma menção.

Segundo o site Delante, desde 2016, os dados do PageRank não estão mais disponíveis — eles tornaram-se privados. O que significa que não podemos ter certeza se os dados ainda são usados. Por conta disso as ferramentas de SEO criaram as suas próprias métricas para medir a qualidade de uma página. Por exemplo:

A moz usa Domain Authority (DA) e Page Authority (PA);

A majestic usa o Trust Flow (TF) e Citation Flow (CF);

Já a ahrefs usa o Domain Rating (DR) e URL Rating (UR);

Outra parte fundamental no algoritmo do Google bastante interessante é explicado nesse vídeo aos (21:16) pelo Fábio Akita, ele fala como o algoritmo o Google seleciona um documento relevante com as mesmas palavra-chave.

Como chegar na primeira página usando técnicas de SEO?

Embora a maioria dos websites não conseguem chegar à primeira página do Google, existem algumas técnicas que podes usar. Com o algoritmo do Google em constante atualização que classifica as páginas com base em diferentes fatores (que eu irei explicar) as técnicas de SEO podem ajudá-lo a ultrapassar os seus concorrentes nas pesquisas do Google. Já posso adiantar-lhe que são pequenos detalhes, porém, necessário e fazem toda diferença.

Alguns especialistas dizem que o Google tem mais de 200 fatores que ele olha para uma página como autoridade e mostra de forma orgânica nos seus utilizadores:

Google Search Console:  adicionar o seu site no Google Search Console e testar se todas as páginas do seu website estão indexadas.

Responsividade: analisar com o seu web designer se o seu site é responsivo (adaptável para qualquer dispositivo).

No seu Website: deve ter uma página de contacto, com nome completo, telefone, email, endereço.

Google Analytics instalar GA o no seu website  para fazer análise de tráfego, saber de onde vem as suas requisições e outras métricas.

Google My Business: o seu negócio deve estar cadastrado no GMB. No GMB você pode adicionar o link do seu website, contacto, o endereço e uma pequena descrição sobre os seus negócios e algumas imagens da sua empresa.

Velocidade do seu website: de nada adianta se seu site leva mais de 5 segundo para responder uma requisição.

Certificado SSL: sim, a segurança do seu website é um fator técnicos que o Google usa para análise a relevância e credibilidade do seu website.

Off-Page SEO

As redes sociais devem ter as informações corretas sobre o seu negócio, isso chamamos de Off-Page SEO é quando o SEO é feito fora da sua página apontando um link para a sua página ou website.

Dica importante: instale o plugin wordpress Yoast SEO no seu website, essa ferramenta permite-lhe instalar o sitemap.

O seu conteúdo: seja qual for o formato ou a categoria, eles devem ter a palavra-chave do seu negócio ou do assunto que irá abordar no seu blogue.

Ferramentas para selecionar palavra-chave:

neilpatel.com/ubersuggest/ (ferramenta do lendário do SEO, Neil Patel)

answerthepublic.com (uma das minhas favoritas)

semrush.com (uma das maiores do mercado de SEO)

trends.google.com/trends/ (ferramenta da Google para seleção de palavra-chave)

O que esperar de um profissional de SEO? Como escolher um bom consultor de SEO ?

Não foque os seus esforços somente em posicionamento, de nada adianta ter um bom site posicionado se o seu objetivo, na verdade, é vender mais de forma orgânica. Um bom profissional de SEO além de dominar as ferramentas de SEO ele precisa entender o seu negócio e como ele pode ser mais lucrativo com essas técnicas. Para isso, use métricas para avaliar a sua evolução, o Google Analytics é uma boa ferramenta para isso.

Além de aumento de visitas orgânicas, ele precisa estar de olho no aumento de receitas orgânicas. É importante saber quantas vezes a sua meta foi alcançada com acesso orgânico depois do seu plano de SEO.

Considerações finais

Neste artigo vimos o que é SEO e como o algoritmo do Google funciona para classificar a página e mostrar para os utilizadores de forma orgânica. Também viu a importância de dominar essas técnicas para o seu negócio.

Nós na Alien Group usamos o Odoo para o desenvolvimento do nosso website além das grandes vantagens e a facilidade que o Odoo nos oferece de forma gratuita, ele já foi desenvolvido com algumas técnicas de SEO.

Referências:

https://developers.google.com/search/docs/beginner/do-i-need-seo https://developers.google.com/search/docs/beginner/seo-starter-guide https://developers.google.com/search/docs/advanced/sitemaps/overview https://www.odoo.com/documentation/15.0/applications/websites/website/optimize/seo.html


SEO — Entenda o que precisa fazer para ter o seu website na primeira página do Google.
Jeovany Negocio 4 julho, 2022
compartilhe esta postagem
Gestão de proecto odoo
Arquivar
Iniciar sessão to leave a comment