gffffffffdffffffffffffffffffffffffffffghhhhhhhhhhhhhhhhhh
Odoo - Versão em uso na Cloud da Alien Group
Que versão estou a utilizar e porquê?
15 novembro, 2021 por
Odoo - Versão em uso na Cloud da Alien Group
Aires Silvestre
| Nenhum comentário ainda

Quem desenvolve e mantém o Software Odoo?

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial, Odoo, é desenvolvido, gerido e mantido pela empresa Belga com o mesmo nome, Odoo S.A. (https://www.odoo.com), e uma versão deste software é lançada todos os anos, por volta do mês de Outubro.

O que é servido na Cloud da Alien Group, Lda?

A oferta Odoo, servida na Cloud da Alien Group, Lda, vem com valor acrescentado, nomeadamente a "Localização Angola", desenvolvida pela Alien Group desde 2012 e mantida desde então, e hoje certificada junto da AGT com o número 101/AGT/2019. Por "localização" entenda-se tudo aquilo que é necessário desenvolver num software para que este esteja em conformidade com as leis fiscais e laborais de um determinado país.

A conversão da localização de uma versão para outra é um processo que consome imenso tempo e requer muitos testes e validações. Adicionalmente, em qualquer software, a última versão pode ter alguns problemas de estabilidade, podendo mesmo apresentar alguns bugs que vão sendo progressivamente corrigidos ao longo do tempo.

Pelos 2 motivos acima mencionados, a Alien Group adopta a seguinte política referente à versão Odoo em utilização:

  • Nunca servimos a última versão. Isto garante que quando vamos para uma dada versão X, a mesma apresenta já um período de maturação de um ano, pelo que a mesma encontra-se já bastante estável.

  • Apenas servimos as versões pares do sistema. Isto dá-nos um período de 2 anos, entre versões, para podermos converter e evoluir a "Localização Angolana".

Em resumo, servimos sempre a versão par anterior à versão corrente disponível do Odoo.

O que acontece quando a Alien Group começa a servir numa nova versão?

Quando a Alien Group passa a servir uma nova versão, é necessário que as BDs de versões anteriores sejam "convertidas" para a nova versão. Neste caso, os clientes são contactados e o processo é explicado para estes.

Adicionalmente, a versão anterior é considerada "descontinuada" e não mais fazemos desenvolvimento para esta.

Odoo - Versão em uso na Cloud da Alien Group
Aires Silvestre 15 novembro, 2021
compartilhe esta postagem
Gestão de proecto odoo
Arquivar
Iniciar sessão to leave a comment